No Ensino Fundamental – Anos Finais, as crianças desenvolvem sua própria autonomia nos estudos e precisam de apoio nesse processo. Ao longo dos quatro anos de estudos, tornam-se adolescentes e passam por um processo de autoconhecimento. Passam a se posicionar de forma aberta, e precisam de orientação para que o façam de forma respeitosa e tolerante em relação ao próximo. Valorizam o conhecimento e são curiosos sobre o mundo, sendo papel da escola contribuir com esse repertório cultural.
A Rede Decisão está pronta para dar orientação e apoio nesse processo.
Convidamos sua família a uma imersão nos projetos pedagógicos desenvolvidos para o segmento. A seguir vamos mostrar como propomos desafios que contribuem para formar jovens autônomos, responsáveis e estudiosos, ao final dos quatro anos de sua jornada no Ensino Fundamental – Anos Finais.
Projeto Monitoria
Esse projeto é um dos carros chefes do Ensino Fundamental, pois articula nossa visão de ensino forte, autonomia, acolhimento e segurança. Ele consiste na reserva de um horário de aula para que os estudantes possam fazer a aprendizagem entre pares, isto é, para que possam aprender ensinando.
Sob supervisão de um adulto, a turma se organiza em grupos para revisar conteúdos de avaliações, fazer exercícios, organizar rotinas de estudos e acompanhar resultados acadêmicos. É um momento de dedicação à aprendizagem, feita de forma acolhedora entre os colegas, e segura dentro da escola. Nesse projeto, cada um aprende em seu tempo, revisando suas dificuldades pessoais.
O Projeto Monitoria possui resultados comprovados, contribuindo para um aumento de aproximadamente 15% no desempenho dos estudantes.
Evento Cultural
Uma das principais funções da escola é ampliar o repertório cultural de seus estudantes por meio de atividades pedagógicas. Fazemos um evento comunitário e familiar em que as turmas apresentam à comunidade escolar projetos relacionados às diretrizes temáticas da Unesco. Esses projetos são vinculados aos temas das disciplinas e apresentados na forma de uma grande feira acadêmica.
Olímpiadas Escolares
Com o objetivo de incentivar o estudo e o interesse pelos desafios acadêmicos, a Rede Decisão incentiva todos a participarem de olimpíadas acadêmicas. Inscrevemos nossas turmas na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíadas Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Nacional em História do Brasil e Olimpíadas Brasileiras de Biologia.
As olimpíadas promovem uma competição saudável entre as escolas e os estudantes estimulando o hábito de pesquisa, estudo e trabalho em grupo. No último ano, a Rede Decisão conquistou mais de 230 medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais, além de ter enviado uma equipe para a final da ONHB.
Celebração Trimestral
Visando reforçar a autonomia e o ensino forte em nossos estudantes, promovemos momentos de celebração na escola. Eles se tornam eventos essenciais para refletirmos sobre nossas conquistas e promovem um clima de parabenização e incentivo ao planejamento de metas futuras. Nestes momentos, reconhecemos os que se esforçaram e se destacaram nos seguintes pontos:
-
- Desafio Zero: estudantes que obtiverem 100% de presença no trimestre;
- Avaliações externas: estudantes que obtiverem os melhores resultados nos simulados do trimestre;
- Avaliações internas: estudantes que obtiverem os melhores resultados na média das avaliações do trimestre (por turma);
- Olímpiadas escolares: estudantes que se destacarem nas olimpíadas escolares.
Quem está conosco?
Em cada projeto pedagógico e ao longo de toda sua jornada pelo Ensino Fundamental – Anos Finais, nossos adolescentes vão enfrentar desafios. Contudo, não estão sozinhos para isso! Temos uma super equipe os acompanhando, acolhendo e dando segurança para que possam dar cada passo! Conheça abaixo o perfil dos profissionais que trabalham neste segmento:
Buscamos sempre profissionais licenciados na disciplina em que lecionam. Trabalhamos com uma equipe diversa, que inclui professores jovens e também professores veteranos. Buscamos o correto equilíbrio entre a inovação e a experiência.
A motivação de nossa equipe é o trabalho incansável para que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades.


Nossa Equipe
- Cuida do espaço da sala de aula, garantindo sua organização e segurança;
- Está atenta a ambientes de risco;
- Faz o controle de frequência e a presença de adultos dentro de sala de aula;
- Reconhece a importância das regras para o bom convívio na escola;
- Resolve as necessidades dos estudantes de forma definitiva;
- Conhece quem são os estudantes e desenvolve laços comunitários fortes com suas turmas;
- Garante que todos os estudantes se sentem bem-vindos em suas salas de aula;
- Se porta como mediadora, ajudando os estudantes a construírem uma relação respeitosa e harmoniosa, baseada no diálogo e empatia;
- Acredita na importância de um planejamento anual para as disciplinas, baseado no currículo da Rede;
- Acredita que a avaliação é essencial para o processo de aprendizagem e está vinculada ao currículo da escola;
- Se reconhece como responsável pela aprendizagem dos estudantes, investindo na construção de boas aulas;
- Acredita na continuidade dos estudos em casa;
- Tem orgulho de sua formação como professores, valoriza seus diplomas e a busca por sucesso acadêmico;
- Incentivam os estudantes a compartilharem e celebrarem o progresso dos colegas;
- Acredita na importância de separar os objetivos de aprendizagem da escola e os objetivos pessoais dos estudantes, incentivando a responsabilidade e autonomia nos estudos;
- Se envolve no processo pedagógico.
Desafios do Segmento
Para que a jornada da sua família na Rede Decisão seja completa, é muito importante conhecer todas as informações e ferramentas que compõem o dia a dia da escola. Veja abaixo!
Grade horária
Aqui você tem acesso aos horários das aulas. Você saberá o horário de entrada e saída dos estudantes, bem como os intervalos. Fique atento ao turno de aulas dos seus filhos.
Conheça a grade horária de 2023!matriz de aulas
Aqui está a Matriz Curricular que montamos para proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais um ensino de qualidade que abrange as inteligências múltiplas e ajuda as crianças a desenvolver habilidades socio-emocionais e educacionais
Conheça a nossa matriz curricular de 2023!Sistema de Ensino
A Rede Decisão possui um currículo proprietário. Isso significa que buscamos relacionar a BNCC às necessidades dos estudantes de nossas escolas, fazendo escolhas que priorizam as competências, habilidades e conteúdos mais importantes em cada série e disciplina.
Neste link, você pode explorar o currículo de cada uma das disciplinas, série por série do Ensino Fundamental.
Como apoio na jornada de aprendizagem dos nossos estudantes, utilizamos sistemas de ensino, que oferecem livros didáticos e plataformas educacionais para auxiliar na aprendizagem dos estudantes.
Anglo
O Sistema Anglo é um dos mais reconhecidos e tradicionais no mercado editorial de educação, em São Paulo, com mais de 70 anos de história. Recentemente, foi reformulado e alinhado à BNCC, trazendo uma abordagem voltada à aplicação de competências e habilidades. Como método, sempre busca mobilizar conhecimentos prévios dos estudantes para trabalhar novos conceitos, que são contextualizados pelo professor.
O material privilegia também uma abordagem de investigação e experimentação, por meio de práticas que estão dispostas ao longo de todas as séries do segmento.
Todos os capítulos contam com imagem de abertura, conteúdo teórico, atividades de fixação, atividades de teste (múltipla escolha), lições de casa, mobilizando saberes (contextualização), integrando saberes (seção que aproxima os saberes de diversas disciplinas) e o experimentando.
São trabalhados quatro livros por ano, somados às funcionalidades da plataforma digital, que agrega o livro digital e exercícios complementares de matemática (Matific).
SAS
No Ensino Fundamental, adotamos a coleção Lendo o Mundo, que traz a aprendizagem como um processo contínuo, ligado à observação, ao compartilhamento de ideias e à verificação de hipóteses. A proposta é que o curso ajude os estudantes a se tornarem cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas.
Os livros didáticos da coleção priorizam o trabalho enriquecido com obras de arte, mapas, vídeos e outros elementos do universo digital.
Toda a coleção está alinhada às novas diretrizes da BNCC e, além das disciplinas comuns da base, oferecendo também complementos para uma abordagem da educação socioemocional.
Este sistema de ensino é enriquecido com elementos da plataforma SAS, entre os quais destacamos o Eureka e o Arena Ancestral
O Sistema de Ensino SAS está presente em mais de 1000 escolas, apresentando resultados pedagógicos consistentes em todo o território nacional.
OUTRAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
Além dos sistemas de ensino, que são o principal material de apoio para a aprendizagem, contamos com uma série de plataformas que oferecem suporte e complementam a jornada do estudante da Rede Decisão. Entre eles, destacamos:
-
- o Google Sala de Aula, que serve como ferramenta de interface entre o professor e os estudantes. Por meio dele, os estudantes se apropriam do planejamento da disciplina, acessam as lições de casa e materiais complementares.
- plataforma Imaginie: trata-se de uma plataforma utilizada para a disciplina de redação. Os estudantes produzem textos que são adicionados à plataforma e analisados por corretores externos, permitindo o investimento nas habilidades de escrita.
Evite perda de tempo em papelarias ou lojinhas escolares. Compre o material do seu filho sem sair de casa. Rápido, simples e seguro. Os materiais podem ser adquiridos diretamente na nossa loja online, o Shop Decisão.
Saídas Pedagógicas
Como parte do projeto pedagógico do segmento, organizamos uma série de Saídas Pedagógicas, que permitem aos estudantes contextualizarem o conhecimento e estudarem a realidade por meio de diferentes saberes. As saídas pedagógicas foram planejadas de acordo com o currículo de cada série, sendo adaptadas para a realidade de cada uma das escolas da Rede.
Conheça aqui as saídas pedagógicas.
Aula
Na Rede Decisão, as aulas são vistas como a conexão entre o currículo e a avaliação. É dentro de sala de aula que nosso currículo ganha vida e que acontecem as experiências de ensino e aprendizagem. A Rede busca se adaptar às metodologias mais modernas, garantindo uma prática que dialogue com as necessidades do século XXI. Em todas nossas aulas abrimos oportunidade para três momentos:
-
- Instrução do professor: momento em que o professor é mais ativo, trazendo os objetivos da aula e o conteúdo essencial para que o estudante possa desenvolver sua aprendizagem;
- Trabalho coletivo: momento em que o professor inclui dinâmicas de verificação de aprendizagem e interação, em que os estudantes têm abertura para demonstrar seu entendimento, atuando em grupos de diversos tamanhos;
- Esforço individual: momento em que os estudantes precisam de agir de forma autônoma para adquirir conhecimentos e validar a própria compreensão sobre o conteúdo da aula.
Com essa metodologia, que chamamos de fractal, garantimos a dose certa entre orientação e autonomia para nossos estudantes, garantindo um ensino forte.
Avaliações
A avaliação é um pilar importantíssimo da aprendizagem, pois permite que estudantes e professores reconheçam quais competências e habilidades foram desenvolvidas durante um ciclo. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, buscamos avaliar os estudantes com instrumentos variados, de forma que possamos ter uma visibilidade maior e mais completa de seu desenvolvimento. Por isso, utilizamos quatro formas de avaliação:
-
- Avaliações internas: são as provas ímpares e pares. Constituídas por cinco questões de múltipla escolha e cinco questões dissertativas, avaliam os pontos mais importantes de nosso currículo e servem como verificação da efetividade das aulas. Por estarem alinhadas à BNCC, são construídas de forma central, pelo esforço coletivo dos professores de cada equipe, que possuem acesso prévio à avaliação construída.
Nossas avaliações focam na contextualização do conhecimento, abordando os conteúdos por meio de situações-problema.
São realizadas durante o horário de aulas, em um período de aplicação que dura uma semana. Os estudantes terão 90 minutos para concluir cada avaliação.
-
- Avaliações externas: aplicadas a partir do 3º ano nas escolas que utilizam Anglo, e a partir do 4º ano nas escolas que utilizam material SAS. São avaliações construídas pelos Sistemas de Ensino, que auxiliam a escola a compreender os pontos fortes e os pontos de melhoria no processo de ensino e aprendizagem, além de criarem oportunidades para os estudantes conhecerem e se prepararem para provas e concursos como o ENEM e os vestibulares.
- Produções específicas: são projetos que devem ser elaborados pelos estudantes, pautados nos conteúdos abordados em sala de aula. Permitem a exploração de habilidades diferentes das provas, como o trabalho em equipe, as habilidades socioemocionais, a autonomia, organização e planejamento. Conferem maior liberdade aos professores para que abordem filmes, livros, pesquisas, vídeos e etc. a fim de se estimular a construção de repertório cultural com as turmas;
- Orientação de estudos: realizadas diariamente pelos estudantes, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem das turmas. As atividades são orientadas pelos professores e encaminhadas diariamente aos responsáveis através do aplicativo.
Para conhecer o peso de cada modelo avaliativo nas notas de cada uma das séries e disciplinas, acesse a grade de notas.
Provas Substitutivas
A realização da prova substitutiva (“prova sub”) visa dar a oportunidade ao estudante que deixou de realizar alguma prova interna, ao longo do trimestre, para realizar uma nova avaliação.
Nos casos em que a falta for justificada, mediante a apresentação de atestado médico, o estudante poderá realizar a prova de forma gratuita. Caso a falta tenha sido injustificada, será necessário fazer a compra no shop decisão.
Na Rede Decisão a prova substitutiva funciona no conceito “Pré-pago”, ou seja, o pai ou responsável deve realizar o pagamento de uma taxa referente à prova sub antes de realizar a sua aplicação na unidade.
Recuperação e nivelamento
A última etapa na jornada do estudante consiste nos processos de recuperação da aprendizagem, em situações em que houve perda de média, ao longo do trimestre.
Na Rede Decisão, esse processo é feito por meio dos exames parciais e finais, que são construídos em cima das competências, habilidades e conteúdos mais importantes da disciplina, essenciais para a progressão dos estudos.
Os estudantes que não alcançam a média 6,0 (seis) ao final de cada um dos dois primeiros trimestres é convidado a participar do exame, que aborda o conteúdo de todo o trimestre. A nota do estudante no exame será somada à nota alcançada originalmente e dividida por dois, para chegar ao seu resultado final.
Calendário
O calendário acadêmico da Rede indica as principais datas relacionadas à vida escolar dos estudantes. Aqui você encontra as datas de início e término de cada trimestre, as aplicações de provas, entregas de trabalhos e os principais eventos da escola.
Lista de Material
A fim de garantir que os estudantes disponham de tudo que precisam para acompanhar as aulas e para realizar as atividades de casa, disponibilizamos abaixo a lista de materiais, que deve ser adquirida pelas famílias, antes do início do ano letivo.
Perfil do Egresso
O estudante dos Anos Finais busca o desenvolvimento de sua própria autonomia nos estudos. Está em busca de autoconhecimento e se posiciona de forma aberta e tolerante em relação ao próximo. Valoriza o conhecimento e é curioso sobre o mundo.
Segurança
-
- Formamos jovens que conhecem a importância das regras estabelecidas na escola e, por isso, respeitam os combinados coletivos e assumem responsabilidade quando infringem as normas;
- Eles entendem que a organização precede a segurança. Por isso, mantêm seus espaços de estudo limpos e organizados, e respeitam os usos adequados para cada um dos espaços escolares;
Acolhimento
-
- Formamos jovens que se vêem como corresponsáveis pelo bem-estar das pessoas na escola. Por isso, têm a prática de cumprimentar os colegas e funcionários, conhecendo-os pelo nome.
- Eles reconhecem que todos os colegas têm direito a manifestar suas opiniões em um ambiente livre de preconceitos. Por isso, são respeitosos em relação às colocações dos colegas, dentro e fora de sala de aula.
- Eles reconhecem os elementos da prática de bullying e cyberbullying, sendo capazes de agir de forma a impedir que elas se estabeleçam em nossa escola.
- Também são capazes de identificar suas principais emoções, adotando estratégias para lidar com momentos em que predominam as emoções desagradáveis.
- Por fim, reconhecem que mudanças são momentos de instabilidade emocional. Por isso, buscam receber e desenvolver laços com grupos de estudantes novatos.
Ensino Forte
-
- Formamos jovens que reconhecem que o sucesso acadêmico é alcançado por meio do esforço, e não de forma inata. Por isso, entendem que a melhoria de desempenho depende do estudo.
- Eles entendem que, para o estudo se tornar eficiente, precisa assumir a forma de uma rotina. Por isso, estudar a aula do dia e fazer as lições de casa é um hábito.
- Reconhecem também que o conhecimento é mais útil quando aplicado a situações do mundo real. Por isso, dominam as principais ferramentas de busca, sendo capazes de localizar informações confiáveis na internet, citando suas fontes, quando necessário.
- Reconhecem a importância da literatura como forma de acesso à cultura. Por isso, valorizam os momentos de leitura e reconhece títulos importantes de diversas épocas, gêneros e locais.
- Por fim, reconhecem a importância da ciência, compreendendo os elementos básicos do método científico.
Autonomia
-
- Formamos jovens que reconhecem que são autores de suas próprias histórias. Nesse sentido, concluem o segmento compreendendo a importância de desenvolver um projeto de vida compatível com seus sonhos e aspirações.
- Eles são capazes de organizar seus estudos de forma independente. Dessa forma, desenvolvem uma estrutura própria de organização de seus cadernos, rotinas de estudo e lições de casa. Isso é feito sem a necessidade de intervenções frequentes dos adultos de sua casa.
- Por fim, entendem que a solução para a maioria dos conflitos é o diálogo. Por isso, são capazes de resolver as suas diferenças de forma harmoniosa e pacífica, sem a necessidade de envolver os adultos nos conflitos de interesse.