MANUAL DA FAMÍLIA

“Começou de um sonho. De um sonho nasceu uma ideia. De uma ideia um projeto. E assim a nossa história começou a ser escrita.”

SEJAM BEM-VINDOS!

É com grande alegria que a Rede Decisão lhe deseja boas-vindas e agradece a confiança em nós depositada. Queremos que esteja seguro de que vamos acolhê-lo construindo um ano incrível e importantíssimo para que seus filhos possam fazer as melhores escolhas.

Aqui, vamos recebê-lo com amor, respeito e transparência. Estamos disponíveis e, sempre que possível, vamos atendê-lo em suas necessidades. Construímos um ambiente seguro, com regras e diretrizes claras, que estão comunicados aqui, no Universo Decisão, e que são reforçadas no cotidiano de nossas escolas.

Aqui, priorizamos o ensino forte, adotando metodologias eficazes, e valorizamos a dedicação dos estudantes e professores. Temos como objetivo construir um ambiente de autonomia das crianças e dos jovens, em que prevalecem as altas expectativas e onde todos são protagonistas e responsáveis. 

Vamos juntos transformar a realidade do país por meio da educação!

Equipe Pedagógica – Rede Decisão

Acreditamos na importância do desenvolvimento de equilíbrio emocional, por isso, oferecemos aos nossos estudantes atenção individualizada, escuta empática e constante incentivo e apoio, buscando desta forma o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos alunos.

Acreditamos na importância de comemorar nossas conquistas e lidar com nossas frustrações, por isso, celebramos publicamente o sucesso acadêmico, as passagens de ciclo e o desenvolvimento de cada estudante e colaborador da Rede, formando uma cultura de superação saudável.

Acreditamos na busca pelo equilíbrio entre o ideal e o possível, por isso, antecipamos a resolução dos problemas, olhando o todo, prezando pela resiliência e o cumprimento de nossas responsabilidades, mesmo com possíveis limitações.

Acreditamos que se educarmos nossas crianças e jovens, não precisaremos punir os adultos, por isso, investimos em projetos solidários e incentivamos que nossa comunidade escolar se comporte de forma ética e socialmente consciente.

Acreditamos na importância do desenvolvimento de equilíbrio emocional, por isso, oferecemos aos nossos estudantes atenção individualizada, escuta empática e constante incentivo e apoio, buscando desta forma o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos alunos.

Acreditamos na importância de comemorar nossas conquistas e lidar com nossas frustrações, por isso, celebramos publicamente o sucesso acadêmico, as passagens de ciclo e o desenvolvimento de cada estudante e colaborador da Rede, formando uma cultura de superação saudável.

Acreditamos na busca pelo equilíbrio entre o ideal e o possível, por isso, antecipamos a resolução dos problemas, olhando o todo, prezando pela resiliência e o cumprimento de nossas responsabilidades, mesmo com possíveis limitações.

Acreditamos que se educarmos nossas crianças e jovens, não precisaremos punir os adultos, por isso, investimos em projetos solidários e incentivamos que nossa comunidade escolar se comporte de forma ética e socialmente consciente.

Caso houver necessidade de permanência na escola, pedimos para que não estacionem os automóveis em frente à entrada e saída de veículos; sabemos que juntos podemos promover um senso de cidadania capaz de impactar positivamente todos ao nosso redor.

Nós acreditamos que o uso do uniforme fomenta um senso de pertencimento em nossos estudantes e colaboradores, além de constituir um item importante para a identidade, a disciplina, o respeito às regras de convívio social e a segurança na escola. Por isto, o seu uso é OBRIGATÓRIO em todas as dependências da escola, nas saídas pedagógicas, eventos e atividades extracurriculares.

Devido à importância ortopédica de se usar calçados adequados durante o período de crescimento das crianças e dos jovens, o tênis faz parte do uniforme escolar

Para sua comodidade, a venda dos uniformes é feita por meio do Shop Decisão. O uniforme será entregue na unidade, e não é permitida a customização (cortes, pinturas, etc). Em caso de troca ou dúvidas, acesse o canal “Uniformes”, no Aplicativo Decisão.

*No Ensino Médio, permitimos que os estudantes façam o uso da parte de baixo, que não seja a do uniforme, desde que sigam as seguintes regras:

  • O uso de calça (masculinas e femininas) é permitido  para todos;
  • O uso de bermudas (masculinas e femininas) é permitido para todos;
  • O uso de saias e shorts (masculinas e femininas) é proibido para todos.
  • Nas aulas de Educação Física, os estudantes do Ensino Médio precisam estar com uma peça que seja adequada para a atividade física, como bermudas, moletons ou legging que seja de algodão, lycra ou dri-fit. Não será permitido o uso de calças jeans nos momentos dessas aulas. O não cumprimento desta regra implicará em falta, portanto, o aluno não poderá participar da aula prática. 

Observação: usar outra camiseta, que não a do uniforme, mesmo embaixo do agasalho, não será permitido.

Lembramos que o uso do tênis é obrigatório em TODAS as atividades escolares.

Com isso, desenvolvemos um senso de autonomia e responsabilidade para boas práticas de convívio social.

Acreditamos que presença e pontualidade são essenciais para o sucesso escolar. Encorajamos os estudantes a estarem presentes no colégio todos os dias, respeitando os horários combinados.

Em caso de faltas e ou atrasos, entraremos em contato com os responsáveis por telefone ou Aplicativo. A tolerância para entrada na primeira aula é de 10 (dez) minutos. A entrada atrasada não exime o aluno da responsabilidade pelo atraso e, caso a chamada já tenha sido realizada, o aluno arcará com o prejuízo da falta.

Após o período de tolerância, o estudante deverá esperar pela segunda aula

Caso o aluno chegue ao colégio no horário, mas demore para entrar em sala de aula, também será considerado atraso.

As ausências em avaliações internas implicarão na realização da prova substitutiva. No caso de faltas em simulados e avaliações externas, não existe a possibilidade de prova substitutiva, ficando o aluno responsável pelas consequências da nota 0 (zero) atribuída a esta avaliação (no caso de faltas injustificadas) ou substituída por outras métricas (quando a falta for justificada).

Pedimos atenção especial em relação ao intervalo, uma vez que este pode ser um momento de descanso e lazer, mas também de euforia. É muito importante a administração do tempo pelo aluno, considerando-se que não será permitida sua entrada na sala de aula mediante atraso, sem justificativa, após o sinal

Contamos com a colaboração dos responsáveis para o cumprimento dos horários, inclusive os de saída; juntos somos capazes de alavancar os resultados positivos de nossos estudantes.

Ressaltamos que, caso o estudante tenha percentual de presença inferior a 75%, ao final do trimestre, deverá realizar um trabalho de compensação para sua ausência, durante o período de exames.

Nós, da Rede Decisão, prezamos pela saúde e bem-estar de todos os que ocupam nossos espaços. Em respeito à Resolução Estadual de 2002 (São Paulo) e a Lei Municipal 11.017/17 (Belo Horizonte), não somos autorizados a ministrar qualquer tipo de medicação, incluindo a homeopática, a não ser mediante apresentação de receita médica, que deverá ser enviada pelo responsável, juntamente com o medicamento.

Caso o estudante esteja se sentindo mal, pediremos para que os responsáveis venham buscá-lo. Estudantes com doenças contagiosas devem permanecer em casa a fim de preservar sua própria saúde e evitar a contaminação dos colegas.

Nós, da Rede Decisão, nos alegramos em poder compartilhar esta data tão especial que é o aniversário dos nossos pequenos. Desta forma, permitimos a comemoração da Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais com os colegas de classe e professores.

Para que tudo ocorra sem maiores transtornos, pedimos atenção às seguintes diretrizes:

  • Realizar a solicitação de festa com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência por meio da comunicação, via Aplicativo Decisão;
  • Enviar os convites devidamente preenchidos para os colegas, após a confirmação da coordenação pedagógica, ou disponibilizar o convite digital para a escola disparar no App Decisão aos outros alunos;
  • Levar os itens para comemoração: bolo, salgados, bebidas, velas e descartáveis, em quantidade suficiente para todos os colegas (verificar se alguma criança possui algum tipo de restrição alimentar). É importante consultar a unidade se há a necessidade da montagem de kits individuais;
  • Não será permitida a participação de pais, irmãos e/ou parentes que não estudam no colégio.

No dia de seu aniversário, o aniversariante de qualquer ano/série poderá comparecer ao colégio sem o uniforme. No entanto, o uso do tênis permanece obrigatório. 

*No caso do aniversário acontecer nos meses de férias, fins de semana, feriados e pontes, o estudante poderá vir sem uniforme no dia de retorno às aulas.

Brincadeiras como ovadas, farinhadas e etc, mesmo que nas proximidades da escola, não serão toleradas, devido à distração dos alunos durante a brincadeira e os riscos decorrentes do intenso fluxo de carros nos arredores das unidades.

Nós acreditamos que a permanência em sala de aula é importante para o pleno aprendizado dos estudantes. Por isso, incentivamos o uso dos banheiros nos momentos de entrada, intervalo e saída. Contudo, caso seja estritamente necessário, o estudante poderá deixar a sala com autorização do professor, sempre respeitando o sistema de rodízio.

Nós, da Rede Decisão, acreditamos que a prática de suspensão do estudante, por razões disciplinares, não contribui para a formação e mudança de comportamento. Ao contrário, acreditamos na importância de dar orientações positivas aos estudantes que cometem infrações. Adotamos o Programa Obrigatório de Formação Acadêmica e Social – POFAS, cujos objetivos são:

  • Possibilitar ao estudante um momento de conscientização, reflexão e diálogo sobre seu comportamento, buscando uma transformação positiva;
  • Realização de atividades acadêmicas relacionadas ao conteúdo trabalhado em sala de aula, retomando o foco na aprendizagem.

Ainda assim, o colégio se reserva o direito de suspender os alunos em casos que julgar adequado.

A solicitação de comparecimento ao POFAS acontece quando a Orientação Pedagógica julgar necessário, ou com o acúmulo de transgressões pelo estudante, conforme o sistema abaixo:

  • 03 pontos acumulados – contato com os responsáveis.
  • 05 pontos acumulados – advertência escrita.
  • 10 pontos em uma única transgressão ou acumulados – Programa Obrigatório de Formação Acadêmica e Social – POFAS e convocação de comparecimento do responsável.
  • 20 pontos acumulados – Programa Obrigatório de Formação Acadêmica e Social – POFAS e convocação de comparecimento do responsável.
  • 30 pontos acumulados – o estudante está sujeito ao cancelamento não consensual da matrícula. Se bolsista, está sujeito à perda do benefício. Solicitação de encaminhamento médico ou psicológico.

Ao final de cada trimestre, os pontos são zerados, independente da quantidade de pontos acumulados pelo estudante até o momento.

Caso o aluno tenha sido suspenso em dia de prova, ele terá direito a prova substitutiva e o responsável terá que pagar por essa prova.

A ausência injustificada ao POFAS, quando convocado, implicará que o estudante só poderá assistir às aulas do dia subsequente mediante comparecimento do responsável. Em caso de impossibilidade de presença dentro do dia agendado, a data deve ser acordada com a Orientação Pedagógica da unidade.

A pontuação é atribuída de acordo com o nível de gravidade de cada ocorrência. Seguem os critérios adotados em cada um dos níveis:

  1. Ocorrência gravíssima – 10 pontos e convocação imediata para o POFAS e, em casos extremos, medidas condizentes com a gravidade da ocorrência (cancelamento não consensual da matrícula, suspensão do aluno, ressarcimento ao dano causado, medidas judiciais, denúncia em órgãos competentes, entre outros).
    1. Agressão física e verbal, nas dependências do colégio ou arredores;
    2. Discriminação de qualquer natureza (bullying, etnia, gênero, posição social, credo, orientação sexual, opção política, etc.) dentro, e nas imediações da escola e nos canais de mídias (Facebook, Twitter, etc.).;
    3. Porte de arma, bebida alcoólica, cigarro, droga ilícita ou qualquer outro objeto que coloque o aluno em risco, dentro do colégio ou arredores;
    4. Abuso ou ato sexual no ambiente escolar;
    5. Atitude que coloque pessoas em risco de lesão física grave;
    6. Atitude que cause dano material irreparável no ambiente escolar;
    7. Organização ou participação em eventos que prejudiquem a imagem de uma pessoa ou instituição;
    8. Apossar-se de objeto ou valor de terceiros ou do Colégio sem a devida autorização;
    9. Danificar o patrimônio da escola intencionalmente por meio de pichação ou quebrando intencionalmente qualquer objeto ou a estrutura física da Unidade;
    10. Comportamento em ambientes pedagógicos que inviabilize a realização de qualquer atividade de mais de uma turma;
    11. Ato contra a lei ou ato capaz de afetar negativamente um grande número de pessoas;
    12. Trajar vestimentas que representem ou incitem o preconceito e a intolerância dentro da escola e arredores;
    13. Plagiar a assinatura de qualquer professor e/ou responsável;
    14. Praticar jogos de azar na escola;
    15. Atrapalhar o andamento da aula de tal modo que precise ser retirado de classe;
    16. Fazer comemorações não autorizadas utilizando materiais inapropriados (ovos, farinha, água, tinta, etc.) dentro ou nas proximidades da escola.
  1. Ocorrência grave – 5 pontos e advertência escrita
    1. Utilizar meio fraudulento na realização de provas, simulados, orientações de estudos, produções específicas, ou de quaisquer documentos escolares;
    2. Desrespeito a um colega ou adulto;
    3. Realizar propaganda político-partidária ou religiosa dentro da escola;
    4. Trazer ou utilizar objetos não condizentes com o ambiente ou atividades escolares (celulares, tablets, skates, etc.), exceto quando solicitado pelo professor para a realização de atividades.;
    5. Manifestação exagerada de afeto romântico;
    6. Atitude que coloque pessoas em risco de lesão física leve;
    7. Atitude que cause dano material reparável;
    8. Promover jogos, listas de comemorações, coletas, eventos, excursões, sem a prévia autorização da Diretoria;
    9. Comportamento em ambientes pedagógicos que inviabilize a realização de qualquer atividade da turma;
    10. Ato que afeta negativa e diretamente o outro;
    11. Danificar propositalmente o uniforme de colegas e/ou membros do corpo docente;
    12. Prosseguir com informações falsas acerca da fala de qualquer professor e/ou responsável;
    13. Fazer comércio ou publicidade nas dependências do colégio, à exceção do realizado com produtos ou serviços relacionados a trabalhos e a projetos inseridos no planejamento pedagógico;
    14. Atrapalhar o andamento da aula de tal modo que impeça os alunos de se dirigirem ao professor;
    15. Usar, sem a devida autorização, o nome, a marca, os símbolos ou fazer referência ao colégio para qualquer tipo de evento, propaganda, mídia virtual, campanha ou promoção, mesmo quando fora das dependências da unidade.
  1. Ocorrência média – 2 pontos
    1. Realizar comentários maliciosos;
    2. Utilização de materiais condizentes com o ambiente escolar em momentos e/ou forma inadequados;
    3. Manifestação leve de afeto romântico dentro de sala de aula, mesmo quando há o consentimento dos pais;
    4. Brincadeira de mau gosto;
    5. Deixar o ambiente escolar sujo ou desorganizado;
    6. Comportamento inadequado em eventos pedagógicos, que prejudique os colegas;
    7. Comportamento inadequado em ambientes pedagógicos, que prejudique outros alunos;
    8. Ser retirado de sala de aula pelo professor por perturbar o bom andamento das aulas ou a ordem do estabelecimento;
    9. Discutir de forma desrespeitosa com colegas ou professores;
    10. Não estar devidamente uniformizado;
    11. Atraso no início do dia ou no retorno após intervalos.
  1. Ocorrência leve – 1 ponto
    1. Utilização de insultos, mesmo que em tom de brincadeira;
    2. Agir passivamente diante de uma situação de discriminação;
    3. Provocação a colegas;
    4. Alimentar-se dentro da sala de aula;
    5. Dormir durante as aulas.
    6. Comportamento inadequado em eventos e ambientes pedagógicos, que prejudique exclusivamente o aluno;
    7. Ato que afeta negativa e diretamente o estudante;
    8. Danificar propositalmente o próprio uniforme;
    9. Ocupar-se de outros assuntos durante a aula tais como: ler revistas, ouvir música, não respeitar o mapeamento (quando houver), etc., ou ocupar-se de outras matérias sem a permissão do professor.