Nossas crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais buscam desenvolver suas potencialidades, tornando-se aptas a participar de forma crítica, criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo atuante na construção do seu comportamento e conhecimento. 

A Rede Decisão se empenha em desenvolver cada um desses pontos!

Convidamos sua família a conhecer os projetos pedagógicos desenvolvidos para o segmento. A seguir vamos mostrar nossas propostas que contribuem para a formação de nossos estudantes, desenvolvendo alunos curiosos, autônomos e encantados pelo conhecimento.

Apresentações Mensais

A Rede Decisão entende que uma das principais estratégias para o bom funcionamento escolar tem de ser a comunicação, por isso, realiza com os segmentos da Ensino Fundamental Anos Iniciais e Período Complementar o rito de apresentação das atividades mensais, isto é, a demonstração aos responsáveis de todos os projetos e atividades pedagógicas que foram trabalhados com os pequenos ao longo do mês anterior, incluindo fotos em grupo e pequenas explicações acerca de tais ações.

*Tal apresentação é enviada aos responsáveis até a primeira sexta-feira do início de cada mês via Aplicativo Decisão.

Celebração Mensal

A Rede Decisão entende que momentos de celebração são extremamente essenciais para refletirmos acerca das nossas conquistas, promovendo um clima de parabenização e incentivo com relação ao planejamento das metas futuras. Por isso, organizamos, mensalmente, uma celebração para todos os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, cujo objetivo consiste em premiar destaques do mês nos seguintes projetos:

    • Desafio Zero: serão premiados os alunos que obtiverem 100% de presença no trimestre (por turma);
    • Orientações de Estudos: serão premiados os alunos que realizarem 100% das lições de casa;
    • Viagem ao Universo da Leitura: serão premiados os alunos que se destacarem no processo de leitura ao longo do mês.

Quem está conosco?

Em cada projeto pedagógico e ao longo de toda sua jornada pelo Ensino Fundamental – Anos  Iniciais, nossas crianças vão enfrentar desafios. Contudo, não estão sozinhos para isso! Temos uma super equipe os acompanhando, acolhendo e dando segurança para que possam dar cada passo! Conheça abaixo o perfil dos profissionais que trabalham neste segmento:

Buscamos sempre profissionais licenciados na disciplina em que lecionam. Trabalhamos com uma equipe diversa, que inclui professores jovens e também professores veteranos. Buscamos o correto equilíbrio entre a inovação e a experiência.

A motivação de nossa equipe é o trabalho incansável para que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades.

Nossa Equipe

  • Cuida do espaço da sala de aula, garantindo sua organização e segurança;

  • Está atenta a ambientes de risco;

  • Faz o controle de frequência e a presença de adultos dentro de sala de aula;

  • Reconhece a importância das regras para o bom convívio na escola;
  • Resolve as necessidades dos estudantes de forma definitiva;

  • Conhece quem são os estudantes e desenvolve laços comunitários fortes com suas turmas;

  • Garante que todos os estudantes se sentem bem-vindos em suas salas de aula;

  • Se porta como mediadora, ajudando os estudantes a construírem uma relação respeitosa e harmoniosa, baseada no diálogo e empatia;

  • Acredita na importância de um planejamento anual para as disciplinas, baseado no currículo da Rede;
  • Acredita que a avaliação é essencial para o processo de aprendizagem e está vinculada ao currículo da escola;

  • Se reconhece como responsável pela aprendizagem dos estudantes, investindo na construção de boas aulas;

  • Acredita na continuidade dos estudos em casa;

  • Tem orgulho de sua formação como professores, valoriza seus diplomas e a busca por sucesso acadêmico;

  • Incentivam os estudantes a compartilharem e celebrarem o progresso dos colegas;

  • Acredita na importância de separar os objetivos de aprendizagem da escola e os objetivos pessoais dos estudantes, incentivando a responsabilidade e autonomia nos estudos;

  • Se envolve no processo pedagógico.

Perfil do Egresso

O estudante do Ensino Fundamental Anos Iniciais busca desenvolver suas potencialidades, tornando-se apto a participar de forma crítica, criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo atuante na construção do seu comportamento e conhecimento.

 

Segurança

    • O estudante da Rede Decisão reconhece a necessidade de um ambiente organizado e seguro, por isso zela e faz uso adequado dos recursos e espaços escolares.
    • O estudante da Rede Decisão entende a importância das normas de convívio e regras do ambiente escolar, por isso comporta-se de maneira apropriada, respeitosa e responsável.

 

Acolhimento

    • O estudante da Rede Decisão entende a importância da empatia e de relações respeitosas, por isso, tem a prática de cumprimentar a todos de maneira afetuosa,  reconhece respeita os sentimentos das pessoas de seu convívio.
    • O estudante da Rede Decisão é capaz de identificar suas emoções e busca o autocontrole, por isso lida de maneira assertiva com frustrações e situações desafiadoras.

 

Ensino Forte

    • O estudante da Rede Decisão reconhece a necessidade da construção do conhecimento  por meio de aulas diferenciadas, por isso explora recursos digitais e vivências, buscando o conhecimento para solucionar problemas e aplicá-los no cotidiano.
    • O estudante da Rede Decisão sabe da importância de uma rotina para um processo de aprendizagem efetivo, por isso, tem o hábito de organizar e realizar as orientações de estudo.
    • O estudante da Rede Decisão reconhece que o aprendizado dos conteúdos sistematizados implica no domínio da língua, por isso participa de projetos e executa atividades recorrentes de leitura e escrita.
    • O estudante da Rede Decisão compreende a necessidade do domínio dos princípios da matemática, noções espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, princípios da explicação científica, convívio com a arte e as mensagens estéticas, por isso realiza as atividades propostas e participa ativamente das aulas. 

 

Autonomia

    • O estudante da Rede Decisão sabe planejar e executar ações escolares cotidianas, por meio das orientações de estudo e do reconhecimento de sua dedicação desenvolve sua  auto-organização e responsabilidade.

    • O estudante da Rede Decisão reconhece a importância da tomada de decisões responsáveis, por meio da aprendizagem socioemocional e de atividades onde identificam e gerenciam suas emoções, desenvolvem o autoconhecimento e comportamentos positivos e assertivos

Desafios do Segmento

Para que a jornada da sua família na Rede Decisão seja completa, é muito importante conhecer todas as informações e ferramentas que compõem o dia a dia da escola. Veja abaixo!

Grade horária

Aqui você tem acesso aos horários das aulas. Você saberá o horário de entrada e saída dos estudantes, bem como os intervalos. Fique atento ao turno de aulas dos seus filhos.

Conheça a grade horária de 2023!
matriz de aulas

Aqui está a Matriz Curricular que montamos para proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais um ensino de qualidade que abrange as inteligências múltiplas e ajuda as crianças a desenvolver habilidades socio-emocionais e educacionais

Conheça a nossa matriz curricular de 2023!

Sistema de Ensino

A Rede Decisão possui um currículo proprietário. Isso significa que buscamos relacionar a BNCC às necessidades dos estudantes de nossas escolas, fazendo escolhas que priorizam as competências, habilidades e conteúdos mais importantes em cada série e disciplina.

Como apoio na jornada de aprendizagem dos nossos estudantes, utilizamos sistemas de ensino, que oferecem livros didáticos e plataformas educacionais para auxiliar na aprendizagem dos estudantes.

Anglo

O Sistema Anglo é um dos mais reconhecidos e tradicionais no mercado editorial de educação, em São Paulo, com mais de 70 anos de história. Recentemente, foi reformulado e alinhado à BNCC, trazendo uma abordagem voltada à aplicação de competências e habilidades. Como método, sempre busca mobilizar conhecimentos prévios dos estudantes para trabalhar novos conceitos, que são contextualizados pelo professor.

O material privilegia também uma abordagem de investigação e experimentação, por meio de práticas que estão dispostas ao longo de todas as séries do segmento. 

Todos os capítulos contam com imagem de abertura, conteúdo teórico, atividades de fixação, atividades de teste (múltipla escolha), lições de casa, mobilizando saberes (contextualização), integrando saberes (seção que aproxima os saberes de diversas disciplinas) e o experimentando.

São trabalhados quatro livros por ano, somados às funcionalidades da plataforma digital, que agrega o livro digital e exercícios complementares de matemática (Matific).

SAS

No Ensino Fundamental, adotamos a coleção Lendo o Mundo, que traz a aprendizagem como um processo contínuo, ligado à observação, ao compartilhamento de ideias e à verificação de hipóteses. A proposta é que o curso ajude os estudantes a se tornarem cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas.

Os livros didáticos da coleção priorizam o trabalho enriquecido com obras de arte, mapas, vídeos e outros elementos do universo digital. 

Toda a coleção está alinhada às novas diretrizes da BNCC e, além das disciplinas comuns da base, oferecendo também complementos para uma abordagem da educação socioemocional.

Este sistema de ensino é enriquecido com elementos da plataforma SAS, entre os quais destacamos o Eureka e o Arena Ancestral

O Sistema de Ensino SAS está presente em mais de 1000 escolas, apresentando resultados pedagógicos consistentes em todo o território nacional.

Saídas Pedagógicas

Como parte do projeto pedagógico do segmento, organizamos uma série de Saídas Pedagógicas, que permitem aos estudantes contextualizarem o conhecimento e estudarem a realidade por meio de diferentes saberes. As saídas pedagógicas foram planejadas de acordo com o currículo de cada série, sendo adaptadas para a realidade de cada uma das escolas da Rede.

Aula

Na Rede Decisão, as aulas são vistas como a conexão entre o currículo e a avaliação. É dentro de sala de aula que nosso currículo ganha vida e que acontecem as experiências de ensino e aprendizagem. A Rede busca se adaptar às metodologias mais modernas, garantindo uma prática que dialogue com as necessidades do século XXI. Em todas nossas aulas abrimos oportunidade para três momentos:

    1. Instrução do professor: momento em que o professor é mais ativo, trazendo os objetivos da aula e o conteúdo essencial para que o estudante possa desenvolver sua aprendizagem;
    2. Trabalho coletivo: momento em que o professor inclui dinâmicas de verificação de aprendizagem e interação, em que os estudantes têm abertura para demonstrar seu entendimento, atuando em grupos de diversos tamanhos;
    3. Esforço individual: momento em que os estudantes precisam de agir de forma autônoma para adquirir conhecimentos e validar a própria compreensão sobre o conteúdo da aula.

Com essa metodologia, que chamamos de fractal, garantimos a dose certa entre orientação e autonomia para nossos estudantes, garantindo um ensino forte.

Avaliações

A avaliação é um pilar importantíssimo da aprendizagem, pois permite que estudantes e professores reconheçam quais competências e habilidades foram desenvolvidas durante um ciclo. No Ensino Fundamental – Anos  Iniciais, buscamos avaliar os estudantes com instrumentos variados, de forma que possamos ter uma visibilidade maior e mais completa de seu desenvolvimento. Por isso, utilizamos quatro formas de avaliação:

    • Avaliações internas: são as provas ímpares e pares. Constituídas por cinco questões de múltipla escolha e cinco questões dissertativas, avaliam os pontos mais importantes de nosso currículo e servem como verificação da efetividade das aulas. Por estarem alinhadas à BNCC, são construídas de forma central, pelo esforço coletivo dos professores de cada equipe, que possuem acesso prévio à avaliação construída.

Nossas avaliações focam na contextualização do conhecimento, abordando os conteúdos por meio de situações-problema.

São realizadas durante o horário de aulas, em um período de aplicação que dura uma semana. Os estudantes terão 90 minutos para concluir cada avaliação.

    1. Avaliações externas: aplicadas a partir do 3º ano nas escolas que utilizam Anglo, e a partir do 4º ano nas escolas que utilizam material SAS. São avaliações construídas pelos Sistemas de Ensino, que auxiliam a escola a compreender os pontos fortes e os pontos de melhoria no processo de ensino e aprendizagem, além de criarem oportunidades para os estudantes conhecerem e se prepararem para provas e concursos como o ENEM e os vestibulares.

    2. Produções específicas: são projetos que devem ser elaborados pelos estudantes, pautados nos conteúdos abordados em sala de aula. Permitem a exploração de habilidades diferentes das provas, como o trabalho em equipe, as habilidades socioemocionais, a autonomia, organização e planejamento. Conferem maior liberdade aos professores para que abordem filmes, livros, pesquisas, vídeos e etc. a fim de se estimular a construção de repertório cultural com as turmas;

    3. Orientação de estudos: realizadas diariamente pelos estudantes, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem das turmas. As atividades são orientadas pelos professores e encaminhadas diariamente aos responsáveis através do aplicativo.

Para conhecer o peso de cada modelo avaliativo nas notas de cada uma das séries e disciplinas, acesse a grade de notas.

Grade de notas Anglo

Grade de notas SAS

Provas Substitutivas

A realização da prova substitutiva (“prova sub”) visa dar a oportunidade ao estudante que deixou de realizar alguma prova interna, ao longo do trimestre, para realizar uma nova avaliação.

Nos casos em que a falta for justificada, mediante a apresentação de atestado médico, o estudante poderá realizar a prova de forma gratuita. Caso a falta tenha sido injustificada, será necessário fazer a compra no shop decisão.

Na Rede Decisão a prova substitutiva funciona no conceito “Pré-pago”, ou seja, o pai ou responsável deve realizar o pagamento de uma taxa referente à prova sub antes de realizar a sua aplicação na unidade.

Recuperação e nivelamento

A última etapa na jornada do estudante consiste nos processos de recuperação da aprendizagem, em situações em que houve perda de média, ao longo do trimestre.

Na Rede Decisão, esse processo é feito por meio dos exames parciais e finais, que são construídos em cima das competências, habilidades e conteúdos mais importantes da disciplina, essenciais para a progressão dos estudos.

Os estudantes que não alcançam a média 6,0 (seis) ao final de cada um dos dois primeiros trimestres é convidado a participar do exame, que  aborda o conteúdo de todo o trimestre. A nota do estudante no exame será somada à nota alcançada originalmente e dividida por dois, para chegar ao seu resultado final. 

Calendário

O calendário acadêmico da Rede indica as principais datas relacionadas à vida escolar dos estudantes. Aqui você encontra as datas de início e término de cada trimestre, as aplicações de provas, entregas de trabalhos e os principais eventos da escola.

Calendário 2023 – SP

Lista de Material

A fim de garantir que os estudantes disponham de tudo que precisam para acompanhar as aulas e para realizar as atividades de casa, disponibilizamos abaixo a lista de materiais, que deve ser adquirida pelas famílias, antes do início do ano letivo.

Lista de material 2023