No Ensino Médio, o estudante busca construir as bases para sua autonomia financeira e intelectual. Na Rede Decisão, nós o incentivamos a procurar as melhores oportunidades e a acreditar que seu esforço é suficiente para alcançar seus sonhos. Reforçamos a importância da responsabilidade social e da aplicação do conhecimento para construir um Brasil e um mundo melhores.
A Rede Decisão está pronta para dar as bases de ensino e a orientação necessária para os próximos passos, em direção à vida adulta.
Projeto Monitoria
Esse projeto é um dos carros chefes do Ensino Fundamental, pois articula nossa visão de ensino forte, autonomia, acolhimento e segurança. Ele consiste na reserva de um horário de aula para que os estudantes possam fazer a aprendizagem entre pares, isto é, para que possam aprender ensinando.
Sob supervisão de um adulto, a turma se organiza em grupos para revisar conteúdos de avaliações, fazer exercícios, organizar rotinas de estudos e acompanhar resultados acadêmicos. É um momento de dedicação à aprendizagem, feita de forma acolhedora entre os colegas, e segura dentro da escola. Nesse projeto, cada um aprende em seu tempo, revisando suas dificuldades pessoais.
O Projeto Monitoria possui resultados comprovados, contribuindo para um aumento de aproximadamente 15% no desempenho dos estudantes.
Grêmio Estudantil
No Ensino Médio, damos um passo importante na construção da autonomia dos estudantes com o projeto do Grêmio Estudantil. O grêmio é uma instituição de representação que permite o diálogo entre os estudantes, o corpo docente e a administração da escola. Os gremistas colaboram na implementação de projetos que sejam do interesse da comunidade escolar e que sejam capazes de favorecer.
Este é um projeto capaz de contemplar o desenvolvimento de habilidades de liderança para a vida acadêmica, social e profissional por meio de uma organização em grupo, focando, sobretudo, no senso de pertencimento, diálogo, democracia, sinergia coletiva e responsabilidade.
Olimpíadas Escolares
Com o objetivo de incentivar o estudo e o interesse pelos desafios acadêmicos, a Rede Decisão incentiva todos a participarem de olimpíadas acadêmicas. Inscrevemos nossas turmas na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíadas Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Nacional em História do Brasil e Olimpíadas Brasileiras de Biologia.
As olimpíadas promovem uma competição saudável entre as escolas e os estudantes estimulando o hábito de pesquisa, estudo e trabalho em grupo. No último ano, a Rede Decisão conquistou mais de 230 medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais, além de ter enviado uma equipe para a final da ONHB.
Feira das Profissões
Anualmente realizamos uma feira das profissões, que é protagonizada pelos próprios estudantes e seus orientadores pedagógicos. Durante a preparação para o evento, os estudantes fazem uma imersão voltada a conhecer mais sobre as carreiras e profissões com as quais mais se identificam. Após pesquisarem sobre o mercado de trabalho, as universidades e os cursos, organizam um evento aberto em que mostram tudo que aprenderam sobre as possibilidades de carreira.
Quem está conosco?
Em cada projeto pedagógico e ao longo de toda sua jornada pelo Ensino Médio, nossos adolescentes vão enfrentar desafios. Contudo, não estão sozinhos para isso! Temos uma super equipe os acompanhando, acolhendo e dando segurança para que possam dar cada passo! Conheça abaixo o perfil dos profissionais que trabalham neste segmento:
Buscamos sempre profissionais licenciados na disciplina em que lecionam. Trabalhamos com uma equipe diversa, que inclui professores jovens e também professores veteranos. Buscamos o correto equilíbrio entre a inovação e a experiência.
A motivação de nossa equipe é o trabalho incansável para que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades.

Nossa Equipe
- Cuida do espaço da sala de aula, garantindo sua organização e segurança;
- Está atenta a ambientes de risco;
- Faz o controle de frequência e a presença de adultos dentro de sala de aula;
- Reconhece a importância das regras para o bom convívio na escola;
- Resolve as necessidades dos estudantes de forma definitiva;
- Conhece quem são os estudantes e desenvolve laços comunitários fortes com suas turmas;
- Garante que todos os estudantes se sentem bem-vindos em suas salas de aula;
- Se porta como mediadora, ajudando os estudantes a construírem uma relação respeitosa e harmoniosa, baseada no diálogo e empatia;
- Acredita na importância de um planejamento anual para as disciplinas, baseado no currículo da Rede;
- Acredita que a avaliação é essencial para o processo de aprendizagem e está vinculada ao currículo da escola;
- Se reconhece como responsável pela aprendizagem dos estudantes, investindo na construção de boas aulas;
- Acredita na continuidade dos estudos em casa;
- Tem orgulho de sua formação como professores, valoriza seus diplomas e a busca por sucesso acadêmico;
- Incentivam os estudantes a compartilharem e celebrarem o progresso dos colegas;
- Acredita na importância de separar os objetivos de aprendizagem da escola e os objetivos pessoais dos estudantes, incentivando a responsabilidade e autonomia nos estudos;
- Se envolve no processo pedagógico.
Desafios do Segmento
Para que a jornada da sua família na Rede Decisão seja completa, é muito importante conhecer todas as informações e ferramentas que compõem o dia a dia da escola. Veja abaixo!
Grade horária
Aqui você tem acesso aos horários das aulas. Você saberá o horário de entrada e saída dos estudantes, bem como os intervalos. Fique atento ao turno de aulas dos seus filhos.
Conheça a grade horária de 2023!matriz de aulas
A matriz determina as disciplinas de cada uma das séries, bem como a carga horária delas. Aqui você saberá mais sobre o que os seus filhos estão estudando, durante sua jornada! No Ensino Médio, nossa matriz de disciplinas incentiva o desenvolvimento da boa escrita, e foi construída com itinerários formativos significativos para a vida do estudante.
A matriz do Ensino Médio é organizada em:
-
- Formação geral básica: conjunto de disciplinas que não pode faltar na formação de nenhum estudante. Por isso, todos, necessariamente, vão cursar essas aulas, sem oportunidade de escolha.
- Itinerário formativo: significa “caminho”, “percurso”, “rota”. São disciplinas de aprofundamento nas diversas áreas de conhecimento. O estudante tem opção de escolha, podendo optar por um ou outro conjunto de disciplinas, de acordo com seus interesses de profissão e carreira.
Sistema de Ensino
A Rede Decisão possui um currículo proprietário. Isso significa que buscamos relacionar a BNCC às necessidades dos estudantes de nossas escolas, fazendo escolhas que priorizam as competências, habilidades e conteúdos mais importantes em cada série e disciplina.
Neste link, você pode explorar o currículo de cada uma das disciplinas, série por série do Ensino Fundamental.
Como apoio na jornada de aprendizagem dos nossos estudantes, utilizamos sistemas de ensino, que oferecem livros didáticos e plataformas educacionais para auxiliar na aprendizagem dos estudantes.
Anglo
O Sistema Anglo é um dos mais reconhecidos e tradicionais no mercado editorial de educação, em São Paulo, com mais de 70 anos de história. Recentemente, foi reformulado e alinhado à BNCC, trazendo uma abordagem voltada à aplicação de competências e habilidades. Como método, sempre busca mobilizar conhecimentos prévios dos estudantes para trabalhar novos conceitos, que são contextualizados pelo professor.
O material privilegia também uma abordagem de investigação e experimentação, por meio de práticas que estão dispostas ao longo de todas as séries do segmento.
Todos os capítulos contam com imagem de abertura, conteúdo teórico, atividades de fixação, atividades de teste (múltipla escolha), lições de casa, mobilizando saberes (contextualização), integrando saberes (seção que aproxima os saberes de diversas disciplinas) e o experimentando.
São trabalhados quatro livros por ano, somados às funcionalidades da plataforma digital, que agrega o livro digital e exercícios complementares de matemática (Matific).
SAS
No Ensino Fundamental, adotamos a coleção Lendo o Mundo, que traz a aprendizagem como um processo contínuo, ligado à observação, ao compartilhamento de ideias e à verificação de hipóteses. A proposta é que o curso ajude os estudantes a se tornarem cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas.
Os livros didáticos da coleção priorizam o trabalho enriquecido com obras de arte, mapas, vídeos e outros elementos do universo digital.
Toda a coleção está alinhada às novas diretrizes da BNCC e, além das disciplinas comuns da base, oferecendo também complementos para uma abordagem da educação socioemocional.
Este sistema de ensino é enriquecido com elementos da plataforma SAS, entre os quais destacamos o Eureka e o Arena Ancestral
O Sistema de Ensino SAS está presente em mais de 1000 escolas, apresentando resultados pedagógicos consistentes em todo o território nacional.
OUTRAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
Além dos sistemas de ensino, que são o principal material de apoio para a aprendizagem, contamos com uma série de plataformas que oferecem suporte e complementam a jornada do estudante da Rede Decisão. Entre eles, destacamos:
-
- o Google Sala de Aula, que serve como ferramenta de interface entre o professor e os estudantes. Por meio dele, os estudantes se apropriam do planejamento da disciplina, acessam as lições de casa e materiais complementares.
- plataforma Imaginie: trata-se de uma plataforma utilizada para a disciplina de redação. Os estudantes produzem textos que são adicionados à plataforma e analisados por corretores externos, permitindo o investimento nas habilidades de escrita.
Evite perda de tempo em papelarias ou lojinhas escolares. Compre o material do seu filho sem sair de casa. Rápido, simples e seguro. Os materiais podem ser adquiridos diretamente na nossa loja online, o Shop Decisão.
Saídas Pedagógicas
Como parte do projeto pedagógico do segmento, organizamos uma série de Saídas Pedagógicas, que permitem aos estudantes contextualizarem o conhecimento e estudarem a realidade por meio de diferentes saberes. As saídas pedagógicas foram planejadas de acordo com o currículo de cada série, sendo adaptadas para a realidade de cada uma das escolas da Rede
Aula
Na Rede Decisão, as aulas são vistas como a conexão entre o currículo e a avaliação. É dentro de sala de aula que nosso currículo ganha vida e que acontecem as experiências de ensino e aprendizagem. A Rede busca se adaptar às metodologias mais modernas, garantindo uma prática que dialogue com as necessidades do século XXI. Em todas nossas aulas abrimos oportunidade para três momentos:
-
- Instrução do professor: momento em que o professor é mais ativo, trazendo os objetivos da aula e o conteúdo essencial para que o estudante possa desenvolver sua aprendizagem;
- Trabalho coletivo: momento em que o professor inclui dinâmicas de verificação de aprendizagem e interação, em que os estudantes têm abertura para demonstrar seu entendimento, atuando em grupos de diversos tamanhos;
- Esforço individual: momento em que os estudantes precisam de agir de forma autônoma para adquirir conhecimentos e validar a própria compreensão sobre o conteúdo da aula.
Com essa metodologia, que chamamos de fractal, garantimos a dose certa entre orientação e autonomia para nossos estudantes, garantindo um ensino forte.
Avaliações
A avaliação é um pilar importantíssimo da aprendizagem, pois permite que estudantes e professores reconheçam quais competências e habilidades foram desenvolvidas durante um ciclo. No Ensino Fundamental – Anos finais, buscamos avaliar os estudantes com instrumentos variados, de forma que possamos ter uma visibilidade maior e mais completa de seu desenvolvimento. Por isso, utilizamos quatro formas de avaliação:
-
- Avaliações internas: são as provas ímpares e pares. Constituídas por cinco questões de múltipla escolha e cinco questões dissertativas, avaliam os pontos mais importantes de nosso currículo e servem como verificação da efetividade das aulas. Por estarem alinhadas à BNCC, são construídas de forma central, pelo esforço coletivo dos professores de cada equipe, que possuem acesso prévio à avaliação construída.
Nossas avaliações focam na contextualização do conhecimento, abordando os conteúdos por meio de situações-problema.
São realizadas durante o horário de aulas, em um período de aplicação que dura uma semana. Os estudantes terão 90 minutos para concluir cada avaliação.
-
- Avaliações externas: são avaliações construídas pelos Sistemas de Ensino (Anglo e SAS), que auxiliam a escola a compreender os pontos fortes e os pontos de melhoria no processo de ensino e aprendizagem, além de criarem oportunidades para os estudantes conhecerem e se prepararem para provas e concursos como o ENEM e os vestibulares.
- Produções específicas: são projetos que devem ser elaborados pelos estudantes, pautados nos conteúdos abordados em sala de aula. Permitem a exploração de habilidades diferentes das provas, como o trabalho em equipe, as habilidades socioemocionais, a autonomia, organização e planejamento. Conferem maior liberdade aos professores para que abordem filmes, livros, pesquisas, vídeos e etc. a fim de se estimular a construção de repertório cultural com as turmas;
- Orientação de estudos: realizadas diariamente pelos estudantes, as lições de casa compõem a média do boletim e auxiliam no processo de ensino-aprendizagem das turmas. As atividades ficam disponíveis nas plataformas dos sistemas de ensino.
Para conhecer o peso de cada modelo avaliativo nas notas de cada uma das séries e disciplinas, acesse a grade de notas.
Provas Substitutivas
A realização da prova substitutiva (“prova sub”) visa dar a oportunidade ao estudante que deixou de realizar alguma prova interna, ao longo do trimestre, para realizar uma nova avaliação.
Nos casos em que a falta for justificada, mediante a apresentação de atestado médico, o estudante poderá realizar a prova de forma gratuita. Caso a falta tenha sido injustificada, será necessário fazer a compra no shop decisão.
Na Rede Decisão a prova substitutiva funciona no conceito “Pré-pago”, ou seja, o pai ou responsável deve realizar o pagamento de uma taxa referente à prova sub antes de realizar a sua aplicação na unidade.
Recuperação e nivelamento
A última etapa na jornada do estudante consiste nos processos de recuperação da aprendizagem, em situações em que houve perda de média, ao longo do trimestre.
Na Rede Decisão, esse processo é feito por meio dos exames parciais e finais, que são construídos em cima das competências, habilidades e conteúdos mais importantes da disciplina, essenciais para a progressão dos estudos.
Os estudantes que não alcançam a média 6,0 (seis) ao final de cada um dos dois primeiros trimestres é convidado a participar do exame, que aborda o conteúdo de todo o trimestre. A nota do estudante no exame será somada à nota alcançada originalmente e dividida por dois, para chegar ao seu resultado final.
Recuperação e nivelamento
A última etapa na jornada do estudante consiste nos processos de recuperação da aprendizagem, em situações em que houve perda de média, ao longo do trimestre.
Na Rede Decisão, esse processo é feito por meio dos exames parciais e finais, que são construídos em cima das competências, habilidades e conteúdos mais importantes da disciplina, essenciais para a progressão dos estudos.
Os estudantes que não alcançam a média 6,0 (seis) ao final de cada um dos dois primeiros trimestres é convidado a participar do exame, que aborda o conteúdo de todo o trimestre. A nota do estudante no exame será somada à nota alcançada originalmente e dividida por dois, para chegar ao seu resultado final.
Calendário
O calendário acadêmico da Rede indica as principais datas relacionadas à vida escolar dos estudantes. Aqui você encontra as datas de início e término de cada trimestre, as aplicações de provas, entregas de trabalhos e os principais eventos da escola.
Lista de Material
A fim de garantir que os estudantes disponham de tudo que precisam para acompanhar as aulas e para realizar as atividades de casa, disponibilizamos abaixo a lista de materiais, que deve ser adquirida pelas famílias, antes do início do ano letivo.
Perfil do Egresso
O estudante do Ensino Fundamental Anos Iniciais busca desenvolver suas potencialidades, tornando-se apto a participar de forma crítica, criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo atuante na construção do seu comportamento e conhecimento.
Segurança
-
- O estudante da Rede Decisão reconhece a necessidade de um ambiente organizado e seguro, por isso zela e faz uso adequado dos recursos e espaços escolares.
- O estudante da Rede Decisão entende a importância das normas de convívio e regras do ambiente escolar, por isso comporta-se de maneira apropriada, respeitosa e responsável.
Acolhimento
-
- O estudante da Rede Decisão entende a importância da empatia e de relações respeitosas, por isso, tem a prática de cumprimentar a todos de maneira afetuosa, reconhece respeita os sentimentos das pessoas de seu convívio.
- O estudante da Rede Decisão é capaz de identificar suas emoções e busca o autocontrole, por isso lida de maneira assertiva com frustrações e situações desafiadoras.
Ensino Forte
-
- O estudante da Rede Decisão reconhece a necessidade da construção do conhecimento por meio de aulas diferenciadas, por isso explora recursos digitais e vivências, buscando o conhecimento para solucionar problemas e aplicá-los no cotidiano.
- O estudante da Rede Decisão sabe da importância de uma rotina para um processo de aprendizagem efetivo, por isso, tem o hábito de organizar e realizar as orientações de estudo.
- O estudante da Rede Decisão reconhece que o aprendizado dos conteúdos sistematizados implica no domínio da língua, por isso participa de projetos e executa atividades recorrentes de leitura e escrita.
- O estudante da Rede Decisão compreende a necessidade do domínio dos princípios da matemática, noções espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, princípios da explicação científica, convívio com a arte e as mensagens estéticas, por isso realiza as atividades propostas e participa ativamente das aulas.
Autonomia
-
- O estudante da Rede Decisão sabe planejar e executar ações escolares cotidianas, por meio das orientações de estudo e do reconhecimento de sua dedicação desenvolve sua auto-organização e responsabilidade.
- O estudante da Rede Decisão reconhece a importância da tomada de decisões responsáveis, por meio da aprendizagem socioemocional e de atividades onde identificam e gerenciam suas emoções, desenvolvem o autoconhecimento e comportamentos positivos e assertivos